Leonardo Augustin

https://www.facebook.com/leonardo.augustin.98

leonardo@cientificomontenegro.com.br

leonardo.cientifico@yahoo.com.br

Você conhece as diferenças entre Universidade e faculdade?

|

Você conhece as diferenças entre Universidade e faculdade?

Ambas são instituições de Ensino Superior, o que difere uma da outra é que a Universidade é obrigada a fazer ensino, pesquisa e extensão, enquanto a Faculdade cabe fazer ensino e extensão e só faz pesquisa se quiser. Quanto à certificação não há diferença, ambas emitem diplomas para os seus cursos de graduação, e enquanto as Universidades podem registrar seus próprios diplomas, as Faculdades precisam registrá-los junto a uma Universidade de sua região. No caso da Anhanguera, os diplomas são registrados junto a Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR. A FACINTER registra seus diplomas junto a Universidade Federal do Paraná.

A Universidade
Uma das acepções para a palavra, definida pelo dicionário Houaiss, é a seguinte: “instituição de ensino e pesquisa constituída por um conjunto de faculdades e escolas destinadas a promover a formação profissional e científica de pessoal de nível superior (datado do século XV). Hoje aplica - se essa definição a todas as áreas de conhecimento, envolvendo a exigência de divulgação entre os pares”.
O mesmo dicionário traz que a palavra universidade tem sua etimologia ligada aos vocábulos latinos universitas, universitatis, que significam universalidade, totalidade; e posteriormente, companhia, corporação, colégio, associação.
A universidade oferece as três áreas: humanas, exatas e biológicas, e compreende varias faculdades cada uma com alguma autonomia, já a faculdade é numa área apenas, por exemplo, você não vai conseguir fazer um curso de direito numa faculdade de medicina!

2 comentários:

Paula disse...

Valeu Léo! Essas informações me ajudaram muito.

Gabriel disse...

Gostei do resumo do livro de adm. de materiais.

 

©2014 | Blog do Léo